Postagens populares

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Festas de Fim De Ano: Comemorações e Dúvidas

Dezembro último mês do ano, estamos próximos do fim do ano, época de festas, confraternizações em meio às empresas e os funcionários. Será que as pessoas sabem como se comportar diante de uma comemoração de fim de ano?
As festas realizadas pelas empresas saem do jeito que haviam planejado anteriormente? Com quanto tempo de antecedência deve-se organizar uma festa de fim de ano? É necessário ter um diferencial nessa festa?
Em meio a tantas perguntas vale ressaltar algumas dicas e observações:
 
Aos empresários: Procure organizar a festa de fim de ano, com pelo menos um mês de antecedência.
                            Procure fazer a festa sempre na mesma data, durante todos os anos.
    Opte por fazer festas temáticas, ou fazer alguma dinâmica em grupo, isso melhora a comunicações interna entre os funcionários e retém a atenção para assuntos interessantes ou até mesmo da própria empresa.
                           Faça as festas de fim de ano para os funcionários, não precisa obrigatoriamente levar a família dos funcionários. O interessante é participar só os funcionários e se achar necessário faça uma festa depois que permita levar a família toda. É desconfortável levar tia, irmãos, mãe, pai, Avó.
                            Lembre-se sempre de mandar alguma lembrança para os fornecedores da sua empresa, ou senão pode-se fazer uma festa diferente apenas para os fornecedores. Eles são importantes e não devem ser esquecidos.
                             Não se deve cobrar taxa dos funcionários para ajudar na festa de fim de ano, já vi isso em muitas empresas, organizam festas de fim de ano, mas pedem para os funcionários darem um valor X para a realização da mesma. Isso não é churrasco entre amigos e nem aniversário, e sim uma confraternização, não é indicado agir dessa forma.
                         Procure fazer as festas no início do mês, no meio e nunca no fim do mês.
                         Opte por um fim de semana, um ambiente familiar.
                         Pode ser de dia ou à noite, se for de dia pode-se estender até mais tarde, se for de noite o ideal é que não se estenda por muito tempo.
                           Chame as pessoas pelo nome e não pelo cargo que ela desempenha na empresa.
Aos funcionários:
                            Evite fazer piadas ou comentários de mau gosto com seus colegas de trabalho e a respeito do trabalho.
                          Não vá a uma festa se for só para comer e beber vá disposto a interagir e a participar de tudo.
                       Nunca encha o prato de uma só vez, faça várias viagens se preciso for.
                     Evite roupas muito curtas e decote profundo, não é a ocasião para estrear sua roupa nova e ousada.
                   Procure chegar na hora certa, em casos de atraso, é permitido desde que ele não seja de duas horas.
                 
                    
Toda festa de fim de ano é importante não somente para os empresários como para os funcionários, ela visa de retribuir e valorizar o trabalho de ambas as partes e também uma forma de focar novas estratégias para o ano que vem vindo. Fazemos parte de uma cadeia produtiva e devemos trabalhar em cima de uma conscientização comunitária das pessoas, afim-de conseguirmos melhorar o desempenho empresarial.
Nunca devemos expor alguém ao ridículo, por exemplo: Em uma festa de fim de ano, temos que tomar cuidado com aquele “amigo, colega” que sempre incentiva alguém a beber demais, ele nada mais quer que essa pessoa se envergonhe por si só, tirando a roupa, dando vexame, etc. Isso vale para todo mundo e não somente subordinados.
A festa de fim de ano não significa ser o fim da empresa, portanto não faça nada que no dia seguinte faça você querer pedir demissão. As festas de fim de ano funcionam como motivações extras diante de quem muito colabora com seu sucesso. Procure sempre tentar igualar a condição de funcionário e patrão, isso facilita a harmonia no ambiente de trabalho.
Todo funcionário precisa conhecer a empresa como um todo a fim de dar significativa contribuição para a empresa, porém o empresário também precisa conhecer o funcionário, saber ouvir e dar meios para que ele possa vir a crescer dentro da empresa.
Uma boa comunicação interna, organização, motivação, uma assessoria empresarial ou ate mesmo de imprensa colabora e muito para solucionar dúvidas freqüentes relacionadas à empresa e ao funcionário.
Dada a dica, que a sua festa de fim de ano seja um sucesso!
Feliz 2011 para todo mundo!