Postagens populares

segunda-feira, 14 de março de 2011

Andar Cansado


Certo dia estava dentro de uma casa de oração quando avistei uma senhora chegando, ela andava calmamente, com suas mãos trêmulas, sua olhar firme, sozinha seguia adiante.  Quando a vi entrar fiquei observando cada passo eu, com um andar vacilante e com uma vontade enorme de se fortalecer, se proteger, ela seguia sozinha devagar, mas notava-se que era uma mulher de fé.

Seu andar cansado e seu tremor não a impedia de seguir adiante... Logo que a vi me lembrei da minha avó...elas tinham algo incomum....e  tinha um nome bem conhecido. Mal de Parkinson, uma doença a qual deixa o andar vacilante, as pernas trêmulas e com o tempo a pessoa perde a firmeza dos passos e dos atos.

Sentada continue a observar aquele andar, ela foi se sentar, eu quase me ofereci para ajudar, mas me contive em apenas observar e demoradamente ela se sentou e ali ficou até a hora dela chegar.Pus-me a pensar como uma senhorinha daquelas, com aquele tremor todo, estava sozinha a andar pelas ruas... será que nenhum familiar poderia acompanhar? Ou será que ela não tinha com quem contar? 

Realmente imaginei várias situações, e quase me ofereci para ajudar. Cheguei até a pensar será que ela não sabe que pode ter Parkinson? Muita gente quando chega à velhice, fica sozinha, muitos sequer sabem desse mal, outros notam tremor e acham algo normal. Mil indagações me fez escrever essa “quase” crônica.

Fiquei emocionada com o que vi e não parei de me lembrar da minha avó, ela sofria desse mal, que foi descoberto bem antes, e pode ser controlado e os anos de vida prolongados, mas acompanhei a doença do início ao fim. A pessoa perde a firmeza dos passos, a força do corpo, deixa de mastigar a comida, passa a engolir coisas liquidas apenas, precisa sempre ter alguém do lado cuidando, orientando, são como crianças .

O corpo padece, mas a cabeça permanece boa. Talvez tenha sido essa firmeza de pensamento, de mente evoluída, que fez essa mulher com tamanha dificuldade ter ido ate lá, mesmo sendo perigoso. Ela poderia cair na rua? Poderia não conseguir chegar até o lugar esperado?  Aposto que as pessoas ao olharem jamais imaginariam tudo isso, e daí, não é mesmo?

Uma vez estudando sobre comportamento li que o ser humano é egoísta, custei a acreditar quanta ingenuidade a minha!É no dia a dia, em situações como essa que logo lembro que é da natureza humana ser individualista e que hoje em dia solidariedade é algo para quem pratica sempre, para quem realmente se importa com o próximo.

O mais impressionante é que tinha várias pessoas no ambiente e apenas um homem de aparentemente uns cinqüenta anos se ofereceu para ajudar, os restantes das pessoas apenas olhavam, com um olhar preconceituoso, um olhar indiferente, olhares curiosos, em nenhum momento, notei um olhar de compaixão, de ajuda, de humildade e simplicidade em poder ajudar alguém.

Certas coisas me tocam profundamente e essa foi uma delas... Saí do salão pensando em tudo que eu tinha visto, sentido e o quanto a vida passa rápido. Ontem foi essa senhorinha, amanhã ou depois podemos vir a ser eu, você, todos nós!Um andar cansado, as mãos trêmulas, um sorriso estampado essa era a imagem da doce senhora que há muito almeja e caminha sozinha pela vida afora, mesmo chegando sua hora... Ela luta diante do agora e confia no futuro mesmo sabendo das dificuldades de outrora.

Que meu andar chegue cansado em meio à velhice , que dela eu nunca desista , insista mesmo que no decorrer da caminhada eu caminhe sozinha, com andar vacilante, mas com o olhar voltado para um futuro próximo, passível, porém não tão distante... Nós somos o amanhã e ele é moldado conforme o que trazemos e sentimos no peito.
Andar cansado... Futuro esperado... Só Deus sabe o que a nós está guardado!