Postagens populares

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Polemizando o Pré-Conceito



No último dia 06 de maio, o Superior Tribunal Federal aprovou a legalização do casamento gay no Brasil, também conhecido como união estável homoafetiva . Um marco na vida e nos direitos dos casais cujos parceiros são do mesmo sexo.  Já nesta terça-feira, 17 de maio, comemoraram-se o Dia Internacional Contra a Homofobia.

Além de ter reconhecida a união estável pela justiça os homossexuais terão os mesmos direitos que os casais convencionais têm: direito a adoção, a pensão, herança, comunhão de bens e previdência. E caso queiram também é possível pedir o reconhecimento da união civil em cartório ou juridicamente desde que comprovem a relação estável.

De que forma isso influencia o setor previdenciário e jurídico? Se em um relacionamento normal o marido morre, a esposa tem direito não somente aos seus bens como também a previdência privada existente. No caso dos casais do mesmo sexo os direitos são os mesmos, o que pode vir a mudar talvez sejam os meios e as leis.

Em um Brasil tão rico em diversidade e tão complexo em questões afetivas e familiares, não dá para fechar os olhos diante do homossexualismo e da homofobia. Não podemos suprimir direitos fundamentais que as pessoas têm: direito a vida, a ir e vir, a cidadania, a amar e ser amado e a conviver em sociedade.

Direitos tão simples e os quais muitos ainda tem dificuldade em cumprir e exigir. É impressionante como as pessoas não colocam em prática a cidadania que existe dentro de si. Muito me admira as pessoas ainda terem preconceito e debaterem tais assuntos como se isso fosse um angu, que seja, com ou sem caroço, questão maior é, se nós podemos amar quem queremos, quando e como queremos. Porque com eles tem que ser diferente? Que direito temos de coibir isso? Porque as pessoas insistem em manterem velhos conceitos e idéias quando temos a chance de expandir nosso campo mental quebrar tabus e mitos.

Vocês sabiam que o número de suicídios em gays é alto e que a maioria dos que os cometem são pessoas as quais tem seus sentimentos reprimidos, a maioria deles por questões religiosas, familiares ou por acharem que é proibido, ilegal ou que Deus o amará menos se eles se assumirem e se aceitarem homossexuais.

Desde quando opção sexual é algo ilegal? Ilegal, inadmissível e imoral é roubar, matar, extorquir, amaldiçoar, furtar, seqüestrar, trair, abandonar, falar mal, agressão á mulheres, crianças e idosos, manipular, negar socorro, falta de merenda nas escolas, o sistema público de saúde, a segurança pública e a falta de recursos em meio ao setor público e administrativo quando não, se fizer de rogado ou encher seu íntimo com falsos moralismos e visões limitadas.

Todos nos temos e devemos amar mais, viver mais, chega de criarmos pré-conceitos que não existem, de julgarmos pela cor da pele, pelas atitudes, pelas deficiências e dificuldades que as pessoas têm. Ninguém sabe o que leva as pessoas a tomarem certas atitudes, muito menos à cor da pele interfere no caráter e deficiências todos nos temos alguma, por mais que aparentem serem normal, a deficiência faz parte da vida e ela está instalada em todos, já as dificuldades todos as têm em algum momento de suas vidas e ela é algo transitório e singular.
 O mundo é tão grande, rico, bom e diferenciado que talvez devêssemos olhar mais para os lados e para as pessoas as quais achamos que destoam de nós e procurar aprender mais com elas, pois essas pessoas possuem alma, mente e coração elevados e quando se dispõem a ensinar, muito aprendemos.

Os gay’s são engraçados, leves, sensíveis, amigos, companheiros, sinceros, dão risada sem medo, não se importam com os olhares estranhos e cheios de indiferença, não abandonam os amigos nos momentos difíceis, quando eles gostam , gostam pra valer e normalmente tem um bom gosto, uma cultura, um vocabulário rico e um maior conhecimento sobre as palavras.

Hoje somos pessoas bem esclarecidas, heterossexuais, possuímos corpos perfeitos, mas mentes vazias, quando não povoadas de pensamentos negativos ou doentios. Mas alguém de nós sabe o que foi em outra vida? Ou o porquê de passarmos por tantas dificuldades na vida? Isso cabe a Deus responder e não a nós.

Porque temos sempre de agir na contramão das nossas vontades e dos nossos sonhos?Porque temos de reprimir pessoas as quais não temos nada haver com suas vidas e sonhos? Se deixássemos de criticar e polemizar decisões como essas, talvez crescêssemos mais e acompanhássemos a evolução do mundo atual e teríamos como evitar que nosso orgulho, egoísmo transparecesse mais que nossas vontades e desejos reais.

O mundo é grande sim, mas a vida é uma só e ela é pra valer! Vamos fazer da nossa vida uma coisa boa, para que quando não estivermos mais aqui alguém possa se lembrar de nos pelo que somos e não pelo que fomos. Se não frearmos e lutarmos contra o preconceito agora, contra a homofobia e discriminação, seja ela qual for, correremos o risco de um dia sermos vítimas dos nossos próprios preconceitos e do mesmo aumentar sobre o mundo, causando danos futuros e irreversíveis para as gerações que estão por vir.

A data da comemoração contra a homofobia foi escolhida como recordação à exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 17 de maio de 1990, mas oficialmente declarada em 1992. 

Cabe a nós analisarmos o que queremos para nossas vidas, se queremos Polemizar e passar cada vez mais adiante o preconceito, orgulho, egoísmo e individualismo. Ou se queremos parar, analisar, olhar de frente para nosso Pré-conceito e vencermos ele, a fim de deixarmos coisas boas, bons sentimentos e melhorarmos o Brasil de hoje que será dos nossos filhos amanhã.


domingo, 15 de maio de 2011

Tempos Modernos



Toda e qualquer modernidade é e sempre será bem vinda, desde que não morra com ela os nossos valores. Já não se faz mais brincadeiras como antes, filmes de romance e novelas, casamentos e amigos.  Hoje em dia os valores estão contrários as reais necessidades. O que está acontecendo com o mundo? Ou seriam com as pessoas?

O mundo está cheio de novos talentos que acabam não sendo reconhecidos, pois estamos na era dos estereótipos sarados, das bundas de fora e dos rebolation da vida. A futilidade que a mídia quase sempre prega e o apelo sexual que garantem o ibope dos programas de televisão.

As pessoas têm se contentado em ser bonitas e lindas, porém vazias. As amizades não existem mais, são raros os amigos sinceros, a consideração, a parceria, a cumplicidade. Sabe os amigos de antigamente, aqueles que podíamos fazer a maior merda do mundo ao lado deles, que eles iam permanecer ali, nós observando como quem chama atenção pelo olhar, mas aquilo tudo jamais sairia dali.

Sabe aqueles dias em que você não tem muita grana e resolve sair de casa mesmo assim com seu amigo (a) e juntos fazem a maior festa com pouca coisa. Sabe aqueles dias em que você quer conversar, quer um bom conselho e liga para o seu amigo e ele está ali pronto pra ouvir você seja a hora que for.

E os filmes de antigamente que tinham pouco teor apelativo e uma boa sinopse, daquelas que você não consegue sequer piscar enquanto não acaba o filme, prende sua atenção do início ao fim. E as músicas que falavam de sentimentos reais e não de biótipo físico, pé na bunda e letras que fazem referência a mulher, as pessoas e as coisas como se elas fossem meros objetos.

As baladas eram boas, não tínhamos tanta violência e nem precisávamos sair de casa de carro ou moto, podíamos caminhar livremente pelas ruas sozinhas, andar descalço e voltar para casa tranquilamente sem ter medo de ser seguida, roubada e sem que as pessoas olhassem para nós com ar de recriminação e indiferença pelo simples fato de estarmos andando a pé.

Antigamente com 50 reais dava para fazer muita coisa, hoje em dia você não faz quase nada. As roupas eram discretas e sensuais, mostravam algumas partes  e retinham a atenção apenas para os pontos fortes do corpo, hoje não a maioria escandaliza e ridiculariza usando roupas que não combinam com seu tipo físico e ainda acham que estão seguindo novas tendências.

Os homens eram mais gentis, cavalheiros, chegavam às mulheres aos poucos, hoje não eles chegam como se fossem os únicos homens da face da terra e ainda acham que toda mulher tem a obrigação de dar moral para eles ou até mesmo serem educadas diante as suas grosserias e falta de noção.

As mulheres não tinham que procurar, elas eram encontradas. Cultura tinha um valor maior que a moeda e muitos viam nela um meio para evoluir e melhorar de vida e condições. Hoje em dia o dinheiro garante tudo e muitos buscam apenas pelo conforto, status e dane-se o resto porque o importante mesmo é ter e não ser.
Existem também aqueles que tentam fazer sua vida e sua história baseada na história e vida dos outros. E os que enganam a si mesmos e a própria família a fim de serem reconhecidos pela sociedade.

As pessoas hoje sofrem de solidão, se isolam do mundo e tentam tratar seus medos, neuras e preocupações com fugas ilusórias proporcionadas pelos psicotrópicos que são legais. Preferem muito mais tomar um remedinho e esquecer-se do que falar sobre seus problemas, primeiro porque quase sempre não tem quem os escute e segundo porque têm medo de falar sobre sua vida e serem rotulados, taxados ou virarem motivos de piada na sociedade e em rodas de amigos. Fale sozinho se preciso for, mas nunca deixe de falar o que se sente e pensa.

Não sei exatamente até que ponto isso tudo pode vir a ser considerado bom ou que valor isso agrega na vida das pessoas. Mas sei que isso influencia de forma direta a personalidade das pessoas, principalmente aquelas pessoas que ainda não têm para si uma personalidade bem definida, uma boa formação, sonhos e perspectivas de vida.

O ser humano hoje em dia têm sido egoísta e os que não são um dia se tornarão, é instintivo isso, é algo que sempre esteve do seu lado e que muitas vezes você o desperta sem querer ou quando se revolta. Uns nascem com isso bem evidente, outros nem tanto.

A modernidade chegou com tudo e veio para ficar e com ela antigos valores, sentimentos e visões foram esquecidos. Hoje em dia as pessoas se tornaram individualistas, não se preocupam tanto com a coletividade e não possuem uma determinação e vontade em querer mudar o que lhes cabe. A relações são freqüentes e variadas, possuem prazo de validade e muitas vezes não são regidas pelos sentimentos e sim por interesses.

O amor que antes era algo nobre, profundo e verdadeiro, tem sido ridicularizado pela banalização da frase Eu te amo. Como podemos amar as pessoas sem antes aceitar seus defeitos ou sem antes conviver com elas por um tempo indeterminado. Existem várias formas de amar e vários tipos de amor, amor de mãe, de amigo, de namorado, marido,porém só se ama quem se aceita e não quem admiramos.

As brincadeiras de hoje não são tão boas e eficazes como as de antigamente, antes era tudo mais saudável, pulávamos corda, brincávamos de boneca, quebra cabeça, damas, estatua, batata quente, amarelinha, passa anel, pique-esconde, roda, dança da cadeira, cabra-cega, pula sela, cabo de guerra, palitinhos, serra-serra-serrador, seu lobo, forca, carrinho de mão, etc. Brincadeiras que despertavam muito mais a criatividade, o raciocínio rápido e o senso lógico sobre as coisas.

Cadê vez mais as pessoas vivem sob visões distorcidas da realidade, se contentam com coisas as quais não são tão importantes e fundamentais assim, as amizades, a maioria é de baladas, não se faz mais amigos como antigamente e nem sempre as pessoas se dispõem a escutar coisas sobre a sua vida, pouco importa o que as pessoas ao seu redor acham ou sentem, eles se contentam com suas visões limitadas e seu ponto de vista retrógrado.

Não possuem uma visão ampla do mundo e do que pode ser feito para melhorar a vida e ajudar as pessoas ao seu redor, vivem como se não precisassem de ninguém, mera ilusão, pois o mundo de hoje exige uma maior integração, dedicação e esforço das pessoas. Não basta ser você é preciso um dia fazer  alguém feliz.

O mundo e os sentimentos são maiores que nosso campo mental e nunca podemos subestimar e prever os sentimentos alheios. Os tempos são outros, porém temos de ser fiel ao nosso sentir, pois ele é o que temos de mais seguro e é o que irá garantir nosso futuro e transformar nossa vida.

Não deixe que a instantaneidade dos fatos, a facilidade, a futilidade, o orgulho e o egoísmo corrompam seus valores e seus ideais. Pois a vida vai muito, além disso, tudo que temos e vemos hoje, ela é feita de sonhos, de emoções, ela existe e triunfa diante dos que se doam, dos que se colocam no lugar dos outros, de quem acredita, o que faz a vida e o mundo é o que as pessoas levam no coração e não as situações.

Que os tempos modernos não apaguem o passado feliz e que projetem para o futuro pessoas que tentam que fazem e que seja a diferença.