Postagens populares

sábado, 28 de maio de 2011

O Garoto e O Sorriso



 Em uma tarde, um dia simples, o garoto me abordou e  perguntou:
Porque eu escrevia tantos textos?
Ele tinha aparentemente...
Uns dez anos de idade...

De estatura mediana...
Olhos grandes e saltados...
Mas um olhar perspicaz, com tom questionador...
Desses que não vemos todos os dias.

Surpresa com a pergunta, logo respondi...
Escrevo com o sentimento.
Quando penso, logo escrevo.
É um meio de se passar algo adiante.

Algo sobre a vida, as situações, algo meu, misturado com algo nosso...
Gosto da coletividade, das idéias expostas, bem colocadas...
Também gosto quando as idéias se divergem...
Essas coisas que todo mundo que escreve observa.

Achei interessante tal pergunta...
Vinda de um garoto tão novo.
Nunca imaginei que alguém com essa idade... Pudesse ler meus textos...
E os entendessem com tamanha facilidade e curiosidade.

Não sei de onde ele surgiu...
Nem como me descobriu...
Mas ele fora importante pra mim...
Sua pergunta me fez notar.

Qual texto você mais gostou de escrever?
Sentimento esse que faz reviver-nos muitos corações...
Diversas emoções...
Vividas e escondidas.

Garoto esperto...
Que fala pelo olhar...
Vi-me nele, quando da mesma idade comecei a questionar...
Coisas sobre a vida e coisas sobre pessoas as quais eu admirava.

Esse garoto tinha segurança em suas palavras...
Típico garoto que gosta de ler, que lê de tudo...
E quando não entende logo pergunta...
Perguntas simples, mas cheias de porquês.

Querer bem, querer saber de alguém.
Perguntas que vão além...
Do que os olhos vêem...
Só quem questiona sabe bem.

A resposta logo vem.
A dúvida cessa...
O tom mantém esse leitor...
Muito aquém dos muitos garotos da sua idade.

Escrever é mais que dizer verdades,
É uma forma de transpor realidades...
De viajar entre conceitos...
Deixar de lado os trejeitos e expor o que se passa dentro do peito.

Garoto você vale ouro...
Você é o leitor mais novo que já descobri...
O que mais me surpreendeu.
O que jamais irei esquecer.

Esse poema descreve bem você.
Seu olhar questionador... tem muito valor...
Sobre o mundo e quando estiver adulto...
Jamais se esqueça da minha resposta.

Quem escreve com sentimento...
Consegue passar adiante muitas coisas que vão além desse tempo...
A você garoto...
Meu mais sincero sorriso estampado no rosto.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cap: A Vitória dos Gigantes


Foi no Domingo dia 22 de maio de 2011, em uma manhã ensolarada, sol muito forte, calor excessivo, que o time se pôs a jogar no Estádio Municipal Tenente Carriço. O jogo começou por volta das 10 horas da manhã e no estádio tivemos  5 mil pessoas assistindo, torcendo, vibrando .

O primeiro tempo do jogo foi um pouco sofrido para os torcedores, os jogadores perderam algumas chances de marcarem gols, tivemos alguns passes de bola desconcertantes, alguns dribles brilhantes, muitos olés e também muito nervosismo. Eis que quase acabando o primeiro tempo do jogo, Reinaldo fez boa jogada, cruzou e ali estava ele, o gigante Luciano que com sua rapidez, agilidade e passes perfeitos fez um lindo gol, abrindo o placar 1x0 para o Cap.

De estatura pequena, ele nada aparentava ser um gigante, quem olhava não entendia, porém seu desempenho no campo, sua agilidade e a maneira como ele tocava na bola e tirava a bola do time adversário, foi marcante, decisiva. O bom entrosamento do time e o trabalho feito pelo técnico Ito Roque marcaram uma nova era na vida, na história do CAP e dos penapolenses.

Uma era de novas visões, de boas estratégias, de bons passes, bons jogadores, bom desempenho, bom incentivo e boa fé. O Cap entrou para a história, vencendo o SANTA CRUZENSE por 2x1 e se tornando campeão soberano da série A3. Foram 4 anos tentando e não acertando, foram 24 anos de espera, longe da divisão paulista e sem conseguir conquistar novos títulos.

Os torcedores estavam desiludidos, em 2010 foram muitas derrotas, quando surge em 2011 uma mudança radical, os apoiadores voltaram a acreditar no time, o time bem escalado, um atacante que pode ser considerado um dos melhores que já esteve atuando no CAP: Luciano, o time estava pronto, preparado e centrado.

Viria então com todas essas mudanças a Vitória dos Gigantes, pois é essa a visão que temos do time clube atlético penapolense, um time de muitas histórias, de muitas dificuldades, cheio de sonhos, que revela bons jogadores, um time que mesmo tendo suas dificuldades as superou bravamente, surpreendendo a todos os penapolenses, a todos os torcedores e a toda sociedade que há muitos anos estavam descrentes de terem novamente um time vitorioso não só em aspectos futebolísticos, mas também de superação, determinação e garra.

A emoção, o sorriso estampado nos muitos rostos, dos muitos torcedores que estavam ali presentes, é uma coisa indecifrável, tamanha felicidade que invadiu a multidão, os idosos, as crianças, tinham pessoas de todas as idades, de todos os sexos e classes que juntas formavam uma organizada torcida e embalavam frases do hino do CAP.

É Campeão, é campeão! Agora com Cap na série A2, teremos novos e infinitos sonhos. Resta-nos acreditarmos mais, torcermos mais, vibrarmos mais, que eles mantenham os bons jogadores, que juntos em 2012 possamos novamente gritar pelo nome dos gigantes que entraram para a história do futebol penapolense, mesmo muitos não sendo daqui. Eles deram o melhor de si e resgataram sonhos antes perdidos diante os torcedores.
Uma nova era se instalou, o pantera da noroeste ressurgiu e dessa vez veio para ficar, coroando assim de forma impecável a campanha que fez durante toda competição e garantindo a sua soberania em meio ao campeonato paulista e aos muitos outros que virão.
Segundo dados da Federação Paulista de Futebol (FPF) foram na primeira fase: 49 gols feitos.
                                                                                                      21 gols sofridos.
A equipe somou 40 pontos, em 18 jogos, foram 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Na segunda fase do torneio, o time manteve o bom desempenho: foram 6 jogos, com 4 vitórias, que lhes renderam 13 pontos, tendo um empate e uma derrota, garantindo assim o bom aproveitamento do time.

Nas partidas finais mantiveram-se com um bom ataque e uma defesa bem organizada, o que garantiu ao time 4 gols feitos contra apenas 2 gols sofridos. A melhor defesa é o ataque, portanto se o time for eficiente no ataque dificilmente perderá o jogo, visto que em meio à defesa e ao ataque têm que existir e prevalecer um equilíbrio eminente o que lhes proporcionará um melhor lance e novas conquistas.

Também não podemos esquecer-nos de analisarmos o emocional dos jogadores, quando bom lhes asseguram uma maior confiança, disciplina, segurança e menos cartões levados pelos jogadores. Quesito esse que os jogadores do CAP, tiraram de letra .

Parabéns ao time, ao presidente que se mostrou um homem sábio, bem focado, cheio de sonhos e disposição para levar o time ao estrelato. Parabéns também a nós torcedores, que prestigiamos, acreditamos, incentivamos o time e as novas gerações, parabéns aos empresários que não desistiram de sonhar e que apoiaram o time. A cidade toda precisava dessa vitória, ela já era esperada por todos e agora que venha a Copa da Federação Paulista de Futebol, que irá começar em Junho.

Que juntos possamos ir mais além, próximos ou distantes estaremos torcendo pelo time e vibrando com a mesma intensidade de quando fomos campeões. Vai para cima deles CAP e que toda equipe possa continuar com essa atuação brilhante e dando boas, infinitas e incalculáveis alegrias a nós penapolenses.

A vitória dos gigantes fez o time campeão e fez uma cidade toda parar, se emocionar. Viva o Cap, é e sempre será Campeão!