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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Papel dos Meios de Comunicação em Prol do Ato de ser Solidário


Solidariedade é o ato de compartilhar, responsabilidade mútua, reciprocidade e obrigações, troca de informações juntamente com a de interesses, as atividades solidárias fazem parte de diferentes culturas e mundos. Amenizam as parcelas diante aqueles que possuem menores ou nenhum poder aquisitivo em meio à população, porém reflete algumas características notáveis nas pessoas, a capacidade de compartilhar o sofrimento alheio, a propagação de novos conceitos, o fato de muitos colocarem “a mão no bolso” e a disposição para maiores soluções sociais.

A solidariedade ultrapassa o âmbito, ela se faz também por meio de roupas, remédios, alimentos e por fim chegamos até a educação, o fator o qual modifica vidas e traz conhecimentos extras. Instituições criadas exclusivamente para esse fim, existem em grande número, pode-se dizer que praticamente são dados comprovados e muitas se situam em várias cidades do Brasil. Comprovando a solidariedade do nosso povo, notemos que cada projeto social direciona a um objetivo específico, a maioria deles em prol de crianças, idosos, moradores de rua,jovens, mulheres que sofrem violência, etc.

Todos merecem atenção redobrada, é a geração futura, deveriam existir mais projetos nas regiões e até mesmo no município, algo destinado a tais públicos, com noções básicas de cultura, lazer, etiquetas, esportes e afins, somente assim combateríamos o alto índice de marginalidade, visto que muitos cometem delitos não porque lhes é predestinado e sim porque lhes falta o básico dentro de casa, já outros não, os comete porque é algo instintivo e da própria natureza.

Metade da população não tem as mesmas oportunidades que nós temos, não comem as mesmas coisas, passam frio, vivem na luta diária e nada conseguem, lhes falta perspectiva, conhecimento e incentivo, já a outra metade vive com medo da demanda constante da violência urbana, que fere, tira vidas e faz vítimas.

Sou a favor de medidas eficientes e inteligentes, de mais projetos sociais diante os que mais precisam, direcionando assim novos pareceres e visões de mundo com pessoas qualificadas e que levem consigo muita dedicação, amor e boa vontade. Enquanto houver bons projetos haverá sempre soluções eficazes. A contribuição anda juntamente com as demais organizações sociais, igrejas, na “obrigação” do Estado regular a situação real o qual o país se encontra.

É bem sabido que essas atividades não resolvem definitivamente os problemas sociais, que em última análise, têm sua origem na má distribuição de renda do país. Porém serve para amenizar situações de calamidade, sofrimento, criminalidade, abusos, violência, transtornos emocionais e muitos outros problemas de origem socioeconômicos, ela oferece principalmente esperanças, perspectivas de uma vida melhor para muitas pessoas, muitos voltam a sonhar, se redescobrem, mudam, descobrem o amor próprio e optam por tomar novos rumos e dar um desfecho “Normal” e Feliz as suas vidas.

Os meios de comunicação são verdadeiras instâncias da comunicação em massa, ou seja, a imprensa, o rádio e a televisão em suas acepções públicas, privadas ou comunitárias, são mecanismos que permitem a disseminação em massa de informação facilitando a construção de consensos sociais, a construção e a reprodução do discurso público e certos níveis de interação principalmente dos meios independentes, alternativos e comunitários. O que viabiliza uma melhor interação da sociedade com os projetos existentes e demais fatos ocorridos, a arte de informar colabora para um maior conhecimento e aguça a curiosidade dos leitores em prol dos assuntos abordados.

Centralizando assim na capacidade, das tecnologias de comunicação, no bom desempenho e na democratização das sociedades, na criação de uma esfera pública a qual as pessoas possam participar de assuntos cívicos, no destaque da identidade nacional e cultural, na promoção da expressão e do diálogo criativo.

Em meio a muitos conglomerados, ampla expansão, os meios influem em todos os aspectos da vida, cultural, social e política, e não mais funciona como um contra poder, sua lógica fez com que deixassem de funcionar de maneira o qual não viabilizava o mesmo entendimento a todos.
A situação real é que os meios de comunicação exercem um poder de disseminação muito potencializado, globalizados, seu papel e lugar na sociedade é de suma importância para obtermos melhor aprendizado e apropriação perante as comunidades e cidadãos.
Tornando assim mais viável a valorização de instituições que beneficiem aqueles que necessitam de um amparo maior e um maior ato de solidariedade perante a multidão, o papel da mídia seja ela qual for influi e muito no desenvolvimento, reconhecimento, patrocínio e colaboradores, porque serão eles que divulgarão as idéias e levarão adiante o sonho de muitos que necessitam de uma “mãozinha”, para que não se deixem desvirtuar somente pelo fato de não terem tido as mesmas oportunidades que nós, até porque as oportunidades somos nós quem as criamos, levantemo-nos, cobremos melhorias, novos projetos, usemos a nosso favor o que Deus nós deu de melhor: “A Arte de Pronunciar e a Força que Exercem as Palavras” e reivindiquemos sempre a fim de crescermos e sermos pessoas melhores e mais conscientes.
 
Em foco  está a informação, propagação de idéias, boa vontade, maior disseminação de amplos conteúdos, ambos andam lado a lado com a solidariedade, essa que depende do grande vetor que somente os Mass Media (Meios de Comunicação de Massa) podem oferecer : A Divulgação imediata, a ética, o poder de informar e formar opiniões diversas, ações sociais se entrelaçam em prol de maiores melhorias e os veículos de comunicação sempre buscam por elas, incentivam e passam adiante informações que formam cada vez mais cidadãos melhores, opiniões e noções de cidadania, cultura e incentivo àqueles que buscam sempre pelo “Final Feliz”. Não deixemos que a juventude e os sonhos se percam diante a falta de informação, autenticidade e otimismo.