Postagens populares

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Polemizando o Pré-Conceito



No último dia 06 de maio, o Superior Tribunal Federal aprovou a legalização do casamento gay no Brasil, também conhecido como união estável homoafetiva . Um marco na vida e nos direitos dos casais cujos parceiros são do mesmo sexo.  Já nesta terça-feira, 17 de maio, comemoraram-se o Dia Internacional Contra a Homofobia.

Além de ter reconhecida a união estável pela justiça os homossexuais terão os mesmos direitos que os casais convencionais têm: direito a adoção, a pensão, herança, comunhão de bens e previdência. E caso queiram também é possível pedir o reconhecimento da união civil em cartório ou juridicamente desde que comprovem a relação estável.

De que forma isso influencia o setor previdenciário e jurídico? Se em um relacionamento normal o marido morre, a esposa tem direito não somente aos seus bens como também a previdência privada existente. No caso dos casais do mesmo sexo os direitos são os mesmos, o que pode vir a mudar talvez sejam os meios e as leis.

Em um Brasil tão rico em diversidade e tão complexo em questões afetivas e familiares, não dá para fechar os olhos diante do homossexualismo e da homofobia. Não podemos suprimir direitos fundamentais que as pessoas têm: direito a vida, a ir e vir, a cidadania, a amar e ser amado e a conviver em sociedade.

Direitos tão simples e os quais muitos ainda tem dificuldade em cumprir e exigir. É impressionante como as pessoas não colocam em prática a cidadania que existe dentro de si. Muito me admira as pessoas ainda terem preconceito e debaterem tais assuntos como se isso fosse um angu, que seja, com ou sem caroço, questão maior é, se nós podemos amar quem queremos, quando e como queremos. Porque com eles tem que ser diferente? Que direito temos de coibir isso? Porque as pessoas insistem em manterem velhos conceitos e idéias quando temos a chance de expandir nosso campo mental quebrar tabus e mitos.

Vocês sabiam que o número de suicídios em gays é alto e que a maioria dos que os cometem são pessoas as quais tem seus sentimentos reprimidos, a maioria deles por questões religiosas, familiares ou por acharem que é proibido, ilegal ou que Deus o amará menos se eles se assumirem e se aceitarem homossexuais.

Desde quando opção sexual é algo ilegal? Ilegal, inadmissível e imoral é roubar, matar, extorquir, amaldiçoar, furtar, seqüestrar, trair, abandonar, falar mal, agressão á mulheres, crianças e idosos, manipular, negar socorro, falta de merenda nas escolas, o sistema público de saúde, a segurança pública e a falta de recursos em meio ao setor público e administrativo quando não, se fizer de rogado ou encher seu íntimo com falsos moralismos e visões limitadas.

Todos nos temos e devemos amar mais, viver mais, chega de criarmos pré-conceitos que não existem, de julgarmos pela cor da pele, pelas atitudes, pelas deficiências e dificuldades que as pessoas têm. Ninguém sabe o que leva as pessoas a tomarem certas atitudes, muito menos à cor da pele interfere no caráter e deficiências todos nos temos alguma, por mais que aparentem serem normal, a deficiência faz parte da vida e ela está instalada em todos, já as dificuldades todos as têm em algum momento de suas vidas e ela é algo transitório e singular.
 O mundo é tão grande, rico, bom e diferenciado que talvez devêssemos olhar mais para os lados e para as pessoas as quais achamos que destoam de nós e procurar aprender mais com elas, pois essas pessoas possuem alma, mente e coração elevados e quando se dispõem a ensinar, muito aprendemos.

Os gay’s são engraçados, leves, sensíveis, amigos, companheiros, sinceros, dão risada sem medo, não se importam com os olhares estranhos e cheios de indiferença, não abandonam os amigos nos momentos difíceis, quando eles gostam , gostam pra valer e normalmente tem um bom gosto, uma cultura, um vocabulário rico e um maior conhecimento sobre as palavras.

Hoje somos pessoas bem esclarecidas, heterossexuais, possuímos corpos perfeitos, mas mentes vazias, quando não povoadas de pensamentos negativos ou doentios. Mas alguém de nós sabe o que foi em outra vida? Ou o porquê de passarmos por tantas dificuldades na vida? Isso cabe a Deus responder e não a nós.

Porque temos sempre de agir na contramão das nossas vontades e dos nossos sonhos?Porque temos de reprimir pessoas as quais não temos nada haver com suas vidas e sonhos? Se deixássemos de criticar e polemizar decisões como essas, talvez crescêssemos mais e acompanhássemos a evolução do mundo atual e teríamos como evitar que nosso orgulho, egoísmo transparecesse mais que nossas vontades e desejos reais.

O mundo é grande sim, mas a vida é uma só e ela é pra valer! Vamos fazer da nossa vida uma coisa boa, para que quando não estivermos mais aqui alguém possa se lembrar de nos pelo que somos e não pelo que fomos. Se não frearmos e lutarmos contra o preconceito agora, contra a homofobia e discriminação, seja ela qual for, correremos o risco de um dia sermos vítimas dos nossos próprios preconceitos e do mesmo aumentar sobre o mundo, causando danos futuros e irreversíveis para as gerações que estão por vir.

A data da comemoração contra a homofobia foi escolhida como recordação à exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 17 de maio de 1990, mas oficialmente declarada em 1992. 

Cabe a nós analisarmos o que queremos para nossas vidas, se queremos Polemizar e passar cada vez mais adiante o preconceito, orgulho, egoísmo e individualismo. Ou se queremos parar, analisar, olhar de frente para nosso Pré-conceito e vencermos ele, a fim de deixarmos coisas boas, bons sentimentos e melhorarmos o Brasil de hoje que será dos nossos filhos amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário