Postagens populares

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Humanização


 Humanização é um termo bastante comum, que descreve a aquisição de características humanas positivas por uma pessoa ou um grupo, porém tal aquisição tem sido pouco usada nos dias de hoje. O que está acontecendo com o mundo ? Muitos jovens, adultos já se questionaram com a mesma pergunta. Mas a verdade é o mundo hoje em dia nada se parece com o mundo de antigamente, isso porque a constante evolução das coisas tem afetado diretamente a vida das pessoas e os seus sentimentos.

Todos nós somos humanos e iguais perante as leis divinas e as leis que regem as normas da constituição. Toda instituição que se preze tem que ter não somente um bom quadro de funcionários, mas também uma boa interação entre as pessoas e o mundo lá fora.

Não é fácil viver e conviver em sociedade, porém às vezes nós mesmos dificultamos ainda mais nossa trajetória. Quando na verdade não é preciso muito para sermos felizes e nada nós custa tratarmos bem as pessoas e tentarmos entender como elas se sentem.

Às vezes temos visões sobre a vida, que nada se parecem com a realidade atual. Muitos se fecham em seus próprios mundos, por mero medo de encararem a vida como ela é.A vida é uma só e todos nós temos o poder de transformar as coisas ao redor.Porque não sermos mais humanos? Mais solidários com as dificuldades alheias? Porque nem sempre deixamos com que as coisas nos toquem profundamente? Porque as pessoas têm tanto medo de se envolver? De se entregar? De se assumir frágil quando necessário e forte quando se quer lutar por algo?

Tais questões são peculiares a cada indivíduo e cabe a cada um tentar encontrar uma resposta, é você para com o seu íntimo. Intimamente falando, poucas são as pessoas que se conhecem bem e que não tem medo da solidão.
As pessoas que mais precisam de nós são aquelas que nem sempre percebemos. Uma visita há um doente muito alegra, recupera e dá esperança, colore os dias. Reconhecer e retribuir uma gentileza tornou-se algo difícil e às vezes soa meio cafona diante dos mais jovens, mas é preciso ser cafona às vezes, para só assim enxergarmos o que de fato é belo.

A convivência com aquele parente difícil, aquela mãe que é tão diferente de você quanto aquela roupa de dez anos atrás, é preciso encarar isso, tentar entender.

Os menos favorecidos que às vezes cruzam nossos caminhos, eles necessitam não só de alguma ajuda material, mas a melhor ajuda nesse caso é a atenção que damos.

Os protestos que os trabalhadores fazem é uma forma de mudar o que lhes desagrada. E se chegou a esse ponto é de interesse geral, ninguém protesta nada sozinho e sem que seja um fator relevante.

Muitos devem estar se perguntando, mas o que tem haver tudo isso com humanização? 

É simples quanto mais sensível somos as coisas referentes ao mundo, a vida e as pessoas, mais humanos e conscientes nós tornamos. O mundo hoje está do avesso e é comum vermos sentimentos nobres, pessoas de bom coração mecanizar seus sentimentos, suas vidas, seus dias, como se isso fosse torná-lo melhor, mais forte talvez aos embates da vida ou mais frio quando na verdade o mundo todo pede por mais: sentimento, mais igualdade, mais amor, mais compaixão, mais segurança, mais atenção, mais humildade, mais reconhecimento, mais luz, mais fé, mais caráter, mais riqueza de espírito e não só material.

O mundo precisa de pessoas com mais personalidade, disposição em querer mudar o que lhes desagrada e em lutar por um mundo mais igual, mais justo e menos sofrido. O comodismo tomou conta dos  filhos do Brasil, a falta de perspectivas minou os grandes agentes transformadores da sociedade que são : Os jovens, o futuro do País.

Vamos ser solidários as questões que estão acontecendo no mundo, vamos para o nosso Brasil, vamos olhar nos olhos das pessoas, vamos tratar dos assuntos sérios com mais sabedoria, encarar tudo de frente sem medo de errar e sem ligar se estamos sendo observados ou não.

Todo mundo é capaz de ajudar, de fazer alguém feliz. Se todos colaborassem mais, o mundo de hoje talvez já estaria melhor, talvez a indiferença, o egoísmo, sucumbisse ao que de fato importa nessa vida: Os bons sentimentos e a vontade que temos de dar para o mundo nosso melhor.

O que damos para o mundo, um dia ele retribuirá. O mundo só se dá para quem se deu.
Você já fez alguém feliz hoje? Há quanto tempo você não faz alguém feliz? Há quanto tempo você não faz alguém sorrir? Se não, ainda dá tempo: Vamos nós doar mais, olhar para as pessoas como um todo, ser e fazer diferente vamos ingressar no mundo lá fora, o mundo grita,grita sem parar:

Humanização veio para ficar, seja ela,na vida, na saúde.! É chegada a hora de mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário